quinta-feira, 26 de abril de 2012

Salão Internacional do Livro traz grandes atrações



A edição 2012 do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu traz de 4 a 13 de maio, escritores e autores de renome para integrar uma extensa programação de atrações. As atividades, a exemplo de outros anos, serão realizadas na Praça das Nações (Mitre), com uma estrutura fixa que inclui a montagem da Feira do Livro além de espaço para atividades, palestras e oficinas. A escola Bartolomeu Mitre também cederá um espaço interno para os encontros com escritores convidados.
Este ano o evento está a cargo da Fundação Cultural em parceria com o Núcleo de Livrarias e Sebos e apoio da Prefeitura Municipal. A parceria com a Secretaria de Educação traz novamente a distribuição de vales-livros.

Durante dez dias, o Salão traz à cidade escritores, jornalistas e autores de relevante importância no cenário nacional. Os convidados já confirmados para este ano são; Paulo Markun, Domingos Meireles, Luis Manfredini, Marta Medeiros, Fabrício Carpinejar, Amaury Ribeiro Junior, Fernando Morais, Márcia Tiburi, Luiz Ruffato, Rogério Pereira e Alcy Cheiuiche. Especialistas na área de educação e literatura como Ilan Brenman e Márcia Rigon também tem espaço garantido neste salão. Além deles, autores locais terão programação específica durante o evento.
O jornalista e escritor Domingos Meireles será o patrono do evento. “Elegemos Domingos justamente pela sua ligação com a cidade. Ele é um amigo de Foz”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adelino de Souza.
Este ano professores e mestres de duas universidades trazem ao público palestras e oficinas. “A nossa intenção foi de trazer esses professores para que o público universitário também seja atraído para o evento”, disse Souza. Os temas dos encontros que acontecem durante dois dias vão desde o direito constitucional, a dicas para enfrentar concursos públicos.
Os encontros com os escritores acontecem diariamente no salão que também ofertará apresentações culturais com grupos de escolas, teatrais, musicais com orquestra da Fundação Cultural e convidados, contação de histórias, oficinas e sessões de autógrafos. Todas as atividades abertas ao público.

Programação
A programação do Salão do Livro tem início dia 4 de maio às 9 horas com apresentações culturais e contação de história durante a tarde. A abertura oficial com a presença de convidados e do escritor Fernando Morais está prevista para às 19 horas com a participação da Orquestra da Fundação Cultural.
Vale-livro será distribuído a mais de 40 mil pessoas
Com o intuito de fomentar a leitura entrstudantes, a Fundação Cultural em parceria com ade Educação oferecem durante o evento o Vale-Livro, que este ano será estendido a professores da rede municipal e entidades assistenciais, abrangendo mais de 40 mil pessoas.
“Sabemos que muitos não tem condições de adquirir um livro, por isso achamos interessante auxiliar nesse contato, facilitando o acesso e possibilitando essa aproximação”, disse a secretária de Educação, Joane Vilela.
O processo inclui a escolha de títulos que estejam em sintonia com cada série. “Buscamos livros que estejam ligados à realidade de cada série, de acordo com a idade dos alunos”. Já entre os professores, a secretaria sugeriu 150 títulos entre clássicos e livros técnicos.
Para a compra dos livros devem ser gastos R$62mil. O vencedor da licitação deve ser conhecido nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário