quinta-feira, 15 de março de 2012

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO MOSTRAM FORÇA EM FOZ DO IGUAÇU

Os trabalhadores da educação realizaram nesta quinta-feira (15) uma das maiores manifestações da categoria na cidade. A mobilização acontece em todo o Paraná e reúne professores e funcionários das escolas públicas estaduais. Em Foz o evento organizado pela APP Sindicato teve início às 9 horas na Praça do Mitre, de onde partiu em caminhada até a sede do Núcleo Regional de Educação.

“Esta manifestação integra um chamado nacional da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) para paralisação de três dias, mas no Paraná optou-se por apenas um dia”, explica a  pedagoga e diretora da APP-Sindicato de Foz, Mírian Takahashi.

As principais reivindicações dos trabalhadores são a aplicação do novo piso nacional da categoria, que é de R$ 1.451,00 e está 18,67% abaixo; implantação de um terço da jornada dos professores como hora-atividade; reajuste de 14,13% para os funcionários de escolas; implantação de um novo sistema de atendimento à saúde e a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a qualidade da educação no País.

“Hoje nosso piso é R$1.222,00 e piso é lei. É vergonhoso termos que fazer paralisação para dizermos ao governo do estado que temos que ganhar o que está garantido pela lei. O Paraná não está 20% acima do piso, como diz o governo,”, apontou o presidente da APP Sindicado – Foz, Sílvio Borges.

A mobilização contou também com a presença de professores da educação especial, agentes educacionais e funcionários de escolas. Borges lembrou que estes profissionais também necessitam de valorização e do cumprimento de seus direitos garantidos. “Não queremos a diminuição de funcionários nas escolas, queremos abertura de concursos públicos. Nossa pauta é conjunta pela melhoria na qualidade da educação”.

Para o ato em Curitiba foram cerca de 20 trabalhadores da educação de Foz do Iguaçu. Durante a mobilização também foram distribuídos panfletos explicativos à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário